"Contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do
Estado do Amazonas."

QUEM SOMOS

A GERA AMAZONAS - Geradora de Energia do Amazonas S/A (“GERA AMAZONAS”) é uma sociedade anônima, de capital fechado, cujo acionista é VULCAN FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES MULTIESTRATÉGIA

Sua constituição objetivou o propósito específico de construir, possuir, operar e manter a Usina Termoelétrica Ponta Negra (“UTE Ponta Negra”), em consonância com o Contrato de Suprimento de Energia firmado com a Eletrobrás Amazonas Distribuidora de Energia S/A (“AmD”), que é a concessionária de distribuição responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado do Amazonas.

A GERA AMAZONAS foi devidamente autorizada a instalar-se como Produtora Independente de Energia Elétrica na cidade de Manaus (AM) pela Resolução Autorizativa ANEEL nº 401, de 16/01/2006, sendo constituída por 05 (cinco) Unidades Geradoras de 17.076kW cada, totalizando a capacidade instalada de 85.380kW.

Apesar dessa capacidade instalada (85,3 MW), a UTE Ponta Negra opera em regime de base, com potência de 60 MW, inclusive garantido a disponibilidade contratual de 100% (cem por cento), o que atualmente representa aproximadamente 6% (seis por cento) do consumo médio de energia elétrica da cidade de Manaus.

No ano de 2010 a UTE Ponta Negra passou pelo processo de conversão de suas Unidades Geradoras, que até então gerava energia à Óleo Combustível (OC-A1), para o Gás Natural (GN), sendo este como combustível principal, proveniente da bacia petrolífera de Urucu e fornecido pela Companhia de Gás do Amazonas S/A (Cigás). Nos dias atuais, geramos com 90% de Gás Natural e apenas 10% de OC-A1 como piloto, portanto o Gás Natural passa a ter uma significativa importância como fonte geradora de energia limpa para Manaus.

Produzindo uma energia elétrica limpa, com segurança, eficiência e confiabilidade, a GERA AMAZONAS vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do Estado do Amazonas. 


 

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Click aqui para ver DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2019.

Click aqui para ver DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020.

BENEFÍCIOS FISCAIS

DADOS OPERACIONAIS

Grupos-Geradores:  05 GG’s Wärtsilä W18V46-C2, de 17,076 MW cada

Potência Total Instalada: 85,3 MW

Potência Contratada: 60 MW

Regime de Operação: 04 GG’s em operação contínua e 01 GG em stand by

Combustível : Gás Natural como Combustível Principal (90%) e Óleo Combustível OC-A1 como piloto (10%)

Consumo: 320.000 m3/dia de GN e 20Ton/dia de OC-A1

Armazenagem: 2.700 Ton de OC-A1 (O Gás Natural não necessita de armazenamento)

Autonomia de Combustível: 09 dias com OC-A1 e sem autonomia com Gás Natural.

Conexão: Linha de Transmissão 69 kV (2 km), conectando com a Subestação Ponta Negra da Manaus Energia S/A.

GALERIA DE IMAGENS